This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Blog
Como cuidar da piscina no inverno
A chegada do inverno e as temperaturas mais baixas não podem ser desculpa para você deixar de cuidar da piscina. Mesmo que neste período você mantenha o uso com o aquecedor ligado, você precisa ter certeza que está mantendo o equilíbrio químico da água e o uso de produtos para tratamento adequados. Agora se durante estes meses mais frios o uso da piscina é ainda menor, você precisa adotar cuidados adicionais.
A primeira regra é nunca esvaziar sua piscina! Isto pode causar problemas graves na estrutura da piscina (especialmente as de fibra) ou nas paredes de construção.
Em ordem de prioridade dos cuidados, você precisa manter a bomba da piscina ligada por algum tempo para recircular a água da piscina. Isto irá fazer com que o produtos químicos se mantenham distribuídos em todos os pontos da piscina. Consulte informações detalhadas do seu equipamento e as recomendações do fabricante para os dias de inverno ou de pouco uso.
Semanalmente recomendamos medir os parâmetros de pH, alcalinidade e cloro da água utilizando Estojos de Testes específicos para este fim. Manter a água balanceada e clorada de forma constante evita vários problemas e também que se tenha que gastar mais em produtos para resolvê-los. Abaixo as recomendações destes parâmetros:
- Cloro – Manter os níveis de cloro entre 1 e 3 ppm. Você pode usar cloro glanulado para isso e, durante os dias frios e com pouco uso da piscina, nossa recomendação é utilizar Tabletes de Cloro em flutuadores ou cloradores de linha. Cada tablete é capaz de manter uma piscina de 30.000l clorada por até 15 dias.
- pH – Manter o pH entre 7,2 e 7,6.
- Alcalinidade – Para estabilizar o pH é importante manter a alcalinidade em entre 80 a 120.
Se ainda estiver com dúvidas sobre os parâmetros, os produtos para correção e as quantidades, você pode utilizar a Calculadora Montreal para obter informações detalhadas.
Outra dica é usar capas de proteção e segurança para manter a piscina coberta. Esse tipo de produto é fabricado com um material resistente que impede grande parte dos raios solares incidirem dentro da piscina – degradando menos o cloro e outros produtos químicos. Além disto, irá manter folhas, galhos e outras sujeiras longe da água.
Acompanhe também o crescimento das algas. Embora você já saiba que manter os níveis de cloro e a água balanceada evita problemas maiores, as algas podem surgir e você precisa monitorá-las. Afinal, é comum alguns dias quentes mesmo no inverno e isto é o bastante para que as algas cresçam. Para evitar este problema, aplique o Algicida de Manutenção semanalmente.
Por fim, algumas últimas dicas práticas:
- Limpe a borda e escove o fundo da piscina a cada 15 dias. Isto ajuda a prevenir a formação de algas;
- Mantenha o filtro da piscina limpo. Verifique se a cesta ou pré-filtro estão sem sujeira;
- Use um tratamento de choque sempre que necessário. Se verificar que a água da piscina está perdendo sua cristalidade ou algum animal ou contaminante teve contato com a água. Deixe a bomba ligada por algumas horas para recircular a água e espalhar todo o produto;
- Nos dias de inverno ou pouco uso, reduza o tempo de filtragem / circulação da água – consulte o fabricante do seu equipamento;
- Ajuste seu aquecedor solar ou elétrico para o ‘modo inverno’ ou similar que permita reduzir o funcionamento do equipamento e gerar economia adicional.
Esperamos que estas dicas ajudem você a manter sua piscina sempre limpa mesmo nos dias frios. Baixe aqui nosso e-book Tratamento na Prática para aprender todos os cuidados necessários. Boa leitura!