This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Blog
Como tratar piscina para o verão? Confira um passo a passo!
O aumento da temperatura não é bom só para os humanos, mas também para muitos micro-organismos, inclusive os nocivos para a nossa saúde. Para evitar esses estraga-prazeres, explicaremos neste post como tratar piscina para o verão.
Criamos um passo a passo bem resumido para que você possa usufruir da sua piscina sem maiores preocupações na companhia da família e dos amigos. É só continuar a leitura para conferir as nossas dicas!
Passo a passo para tratar piscina para o verão
Passo 1: Limpando a água
As recomendações de como preparar piscina para o verão variam um pouco de acordo com a situação. Pode ser que a água esteja esverdeada, coberta de algas, turva ou cheia de resíduos vegetais na superfície. Assim, é importante, antes de tudo, realizar a limpeza dela.
Nesse caso, você deve retirar as sujidades mais grosseiras com o auxílio de uma peneira específica para a remoção de resíduos de piscinas.
Além disso, se você reparar que há uma grande quantidade de sujeiras menores que passam através da rede, aplique o Clarificante Floculante, capaz de aglutinar essas partículas para que elas se decantem no fundo.
Sempre que usar o Floculante, é fundamental analisar o pH antes: ele deve estar entre 7,2 e 7,6 para que seja efetivo. Em seguida, aguarde até que a sujeira decante e realize a aspiração no fundo da piscina.
Simultaneamente, você deve lavar as bordas. Note que os produtos utilizados dependerão do material de que é feita a beirada da sua piscina.
Se for de fibra de vidro, azulejo, granito, pedra mineira ou vinil, é possível aplicar o Limpa Bordas. Sempre usando luvas, aplique o produto em uma esponja porosa e faça a limpeza das bordas da piscina.
Por outro lado, se a superfície for porosa, com é o caso de muitas pedras, pode ser mais apropriado utilizar o Limpa Pedras. A diferença é que ele mantém a textura original do piso feito desse material.
Também escove as paredes da piscina para remover limo ou outras impurezas que tenham se incrustado ali. Após essa etapa, comece a limpeza do sistema de filtragem.
Passo 2: Limpando os filtros e skimmers
Além da limpeza da água em si, é fundamental higienizar os filtros e skimmers.
Os skimmers são pré-filtros do encanamento que leva a água até a motobomba, atuando como barreiras de contenção de impurezas mais grosseiras, como galhos e folhas. Eles devem ser higienizados com frequência, para evitar entupimentos e danos ao encanamento ou à motobomba. Em seguida, vem o pré-filtro da motobomba.
Limpe-o e verifique se ele precisa de substituição ou não. Siga sempre a recomendação do fabricante quanto aos períodos de troca.
Por fim, o mais importante é o filtro propriamente dito, para o qual a motobomba direciona o fluxo da água da piscina.
A propósito — pode parecer meio óbvio, mas não custa lembrar! —, não se esqueça de desligar a motobomba antes de fazer a troca ou higienização dos filtros.
Passo 3: Fazendo a manutenção da motobomba
Quando você limpar os filtros, aproveite para avaliar qual é o estado de conservação da motobomba. Esse equipamento é o principal responsável pela circulação da água na piscina, fazendo-a passar através dos filtros e assegurando a salubridade.
Em outras palavras, é importante que ele esteja em bom estado de conservação. Uma motobomba pode ter uma vida útil de oito anos, dependendo de como é realizada a manutenção e onde ela fica armazenada.
Se esta máquina estiver em ambiente úmido, a tendência é que dure menos. Dessa forma, verifique se há presença de água na casa de máquinas. Isso pode indicar, também, vazamentos ou entupimentos no encanamento da piscina.
Passo 4: Fazendo reparos nos azulejos e nas vedações
Em alguns casos, pode ser que tenha havido algum dano às vedações, à argamassa ou mesmo aos azulejos de sua piscina. O maior problema decorrente disso é principalmente o vazamento, mas lascas de azulejos ou materiais com acabamento comprometido também podem machucar os banhistas.
Para resolver essa situação, é necessário primeiro avaliar a extensão dos danos, se existirem. Em algumas situações, é possível que seja preciso renovar a impermeabilização em alguns pontos, refazer os rejuntes ou trocar azulejos.
Nesse caso, você precisará esvaziar a piscina para conseguir ter uma boa visão do que se passa e fazer o reparo.
Passo 5: Desinfectando a água
Por fim, você deve realizar a desinfecção. O básico da manutenção da qualidade da água em uma piscina é a eliminação das impurezas e o ajuste dos parâmetros.
As impurezas podem ser materiais em suspensão, óleos contidos nos protetores solares, micro-organismos, bactérias, urina, cabelos e outras sujidades que tenham ido parar na água.
Já o ajuste dos parâmetros faz referência ao pH e à alcalinidade da água. No caso de piscinas, queremos que o pH esteja sempre levemente básico (entre 7,2 e 7,6) e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm.
Caso a água não esteja balanceada, além de prejudicar a eficiência de produtos químicos, ela poderá se tornar um ambiente favorável à proliferação de micro-organismos.
Para evitar isso, é preciso aplicar as doses adequadas de cloro. Esse elemento controlará a proliferação de fungos e bactérias presentes na água. Por outro lado, pode ser que com a incidência de chuvas ou muito tempo sem tratamento tenha havido a propagação intensiva de algas na superfície.
Caso já haja uma infestação, você deve aplicar o Algicida Choque, que removerá o mau cheiro e o excesso de algas, facilitando também a decantação das partículas em suspensão.
Para prevenir que as algas apareçam, faça o uso semanal do Algicida Manutenção, seguindo as instruções da embalagem. Um cuidado importante é nunca aplicar o produto no mesmo dia que o cloro, pois um pode interferir na eficiência do outro.
Podemos concluir que tratar piscina para o verão envolve tanto limpar a água quanto fazer a manutenção dos equipamentos. Consulte especialistas de sua confiança para a realização de todos esses passos.
Quer saber tudo sobre manutenção de piscinas? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro.💦