This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Blog
Deck para piscina: Tudo o que você precisa saber
Basicamente, o deck para piscina é um espaço para quem busca tomar um banho de sol ou descansar das brincadeiras na água. E também, possivelmente, uma área para colocar móveis e equipamentos de todo tipo.
Por isso, ele precisa ser resistente, suportar peso e não ser escorregadio. E, é claro, combinar com a decoração da casa. Mas qual tipo de deck é o melhor para você? Como tomar essa decisão?
Confira abaixo nossas dicas para escolher um e saiba como cuidar do seu deck para piscina!
Quais são os materiais que podem ser usados em um deck para piscina?
O deck para piscina pode ser feito de diversos tipos de materiais. Desde os mais tradicionais, de madeira, até o porcelanato, com visual mais moderno, cada um promove benefícios e exige cuidados na escolha e utilização.
Conheça os tipos de decks para piscina mais comuns e saiba qual escolher para seu projeto.
Madeira
A madeira é o primeiro material em que pensamos quando se trata de deck para piscina.
Algumas opções de madeira corrida, como o ipê e o jatobá, são verdadeiros clássicos, enquanto a madeira orgânica precisa ser tratada para resistir às condições ambientais. De todo modo, é um material flexível, customizável e favorável para o design.
Para instalar o deck feito de madeira é preciso alguns cuidados, como posicionar as tábuas com um bom espaçamento para permitir a dilatação em climas mais quentes. Além disso, elas não podem ficar muito próximas ao chão, pois tendem a absorver muita umidade.
O deck para piscina de madeira também é um dos mais caros. Por isso, muitas pessoas o utilizam em apenas uma parte do ambiente.
Bambu e madeira ecológica
O bambu e a madeira ecológica são alternativas sustentáveis aos decks de piscina produzidos em madeira tradicional.
O bambu é bastante resistente e requer pouca manutenção. Todavia, a aparência e a durabilidade não são as mesmas da madeira.
Já o deck para piscina de madeira ecológica tem uma ótima resistência e exige baixa manutenção, podendo receber tintas e vernizes. Assim como bambu, ele tem uma aparência própria, que nem sempre lembra a madeira tradicional.
Porcelanato
O porcelanato é uma solução moderna e muito utilizada. Por ser resistente e versátil, ele é ideal para decorar e tornar o espaço utilitário. Também pode vir em vários modelos e, por isso, é esteticamente agradável em todos os ambientes.
A manutenção é simples, mas o assentamento precisa ser feito por um profissional. É preferível utilizar um porcelanato com superfície texturizada no deck para piscina. Ele terá um efeito antiderrapante, o que é ideal para áreas que ficam molhadas.
Concreto
O concreto é uma opção comum de deck para piscina especialmente pelo custo-benefício. Vem em diversos estilos, dura bastante e, por um preço baixo, pode imitar materiais luxuosos. Além disso, sua instalação é simples; até mesmo pessoas não especializadas em construção podem fazer.
Entretanto, ele traz algumas desvantagens: em primeiro lugar, pode ficar manchado ou com cores díspares. Em segundo, pode ser muito escorregadio e prejudicar quem sai molhado da piscina.
No entanto, a principal desvantagem é que o concreto racha eventualmente. Mesmo que esteja com a manutenção em dia, em algum momento, ele vai rachar.
Pedras
No Brasil, o uso de pedras é uma opção muito comum por causa do baixo custo e da fácil instalação. As mais utilizadas são as pedras São Tomé, pedra mineira ou pedra goiana, mas há opções mais requintadas e com custo maior, como o mármore ou o granito.
No entanto, tome sempre cuidado para não utilizar as versões polidas dessas pedras. Elas são muito escorregadias e podem trazer problemas em decks para piscina.
Escolher o material para o deck de sua piscina é algo de grande importância. Portanto, invista em qualidade e pense na durabilidade. Assim, você realmente terá um espaço de lazer agradável e funcional.
Como instalar e manter um deck de piscina?
Seja qual for o material escolhido para o deck da piscina, uma coisa é certa: todos precisam de cuidados. Com a manutenção adequada, é possível manter uma boa aparência e fazer o espaço durar mais tempo.
Veja algumas dicas para cuidar melhor do seu deck:
Contrate especialistas para a instalação
Mesmo que seja algum material que você saiba instalar, profissionais da área sempre são a melhor alternativa. Eles sabem qual é a disposição ideal do deck, qual peso ele deve suportar etc. Além disso, conhecem os melhores equipamentos e ferramentas para sua piscina.
Invista em impermeabilização
Fazer uma impermeabilização definitiva ajuda a evitar muitos transtornos. Sem ela, a cada três ou cinco anos podem ocorrer infiltrações e o deck precisará ser consertado. Isso é ainda mais importante em condomínios e coberturas, onde outras pessoas podem ser prejudicadas.
Procure bons produtos para limpeza
A limpeza do deck para piscina deve ser feita sem produtos abrasivos, pois eles tiram o verniz da madeira, deixam pedras menos resistentes e podem mudar cores e texturas. Procure utilizar também vassouras e escovas de cerdas macias.
Lavadoras a jato podem ajudar na limpeza de frestas. Porém, regule a pressão para que não seja muito forte. Dessa maneira, você evita danos ao deck.
Faça inspeções regulares
Muitas vezes, pequenos danos evoluem para grandes problemas quando não são resolvidos logo. Uma rachadura pequena, um prego enferrujado ou simples farpas podem passar despercebidos no cotidiano. Contudo, a longo prazo, tendem a causar problemas realmente sérios.
A melhor maneira de resolvê-los, portanto, é com inspeções regulares. Quando estiver limpando o deck, analise tudo de perto. Veja o que pode ser consertado imediatamente e anote problemas que podem surgir. Dessa forma, você faz uma manutenção preventiva e evita dores de cabeça.
Manter o deck para piscina limpo e funcional é muito importante. Assim, ele dura mais, tem uma aparência mais bonita e proporciona boas experiências como um todo.
Quer saber mais sobre materiais, acessórios e manutenção para piscinas? Então, acompanhe as nossas páginas nas redes sociais.💦