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A importância do atendimento ao cliente na loja de piscinas
Com o crescimento da internet, o atendimento ao cliente em loja de piscinas não só se pulverizou, como tornou a relação empresa-consumidor muito mais próxima. Se por um lado isso trouxe mais transparência para as compras, por outro tornou as relações mais sensíveis.
No entanto, nem todas as empresas compreendem a importância do atendimento ao cliente em um mercado dinâmico como o atual. Veja a seguir como atender bem os seus compradores é um diferencial de mercado e ajuda a promover as vendas em sua loja de piscinas!
O que é atendimento ao cliente?
Podemos dizer que atendimento ao cliente é o suporte que a sua loja de piscinas oferece para o seu consumidor. Nesse sentido, abrange tanto produtos quanto serviços.
Mesmo que a sua empresa seja um e-commerce, algum nível de atendimento ao cliente terá que existir. E a qualidade dele será determinante para o sucesso do empreendimento.
Assim, é importante entender o que é um bom atendimento ao cliente. O básico todo mundo oferece, não é mesmo? Portanto, uma boa assistência cria um diferencial de mercado. Isso porque, com a popularização da internet, surgiu o impacto da opinião dos consumidores nas redes sociais. Ou seja, a relação ficou mais próxima e rápida.
Dessa forma, um bom atendimento passa não apenas por trabalhar para a satisfação do cliente com o seu produto ou serviço, como também por criar uma relação de confiança com ele.
Qual é a importância dele em uma loja de piscinas?
A relação dos clientes com a loja de piscinas não se encerra com uma compra. Além da própria construção ser um processo de médio ou longo prazo, a manutenção dura, provavelmente, o resto da vida. Assim, para garantir a sustentabilidade do seu negócio, é essencial saber criar relacionamentos de confiança.
Quando você ganha a confiança do seu comprador, melhora a reputação de sua empresa. Mesmo com o crescimento do marketing digital, uma das formas mais eficientes de promover os seus produtos ou serviços ainda é o famoso boca a boca. Se você atende bem os seus clientes, eles recomendarão a sua empresa para conhecidos, trazendo mais consumidores para você.
Além disso, a maioria dos clientes está disposta a pagar a mais para receber bom atendimento. Ou seja, servir bem significa trazer maior lucro à sua empresa, agregando valor ao seu produto e destacando-se da concorrência. Nesse sentido, as pessoas buscam boas experiências.
As decisões de compra são quase sempre tomadas por razões emocionais. O racional é ativado posteriormente, para viabilizar ou justificar a decisão emocional que já foi tomada.
Portanto, atender bem garante tanto a sua venda atual quanto melhora as suas chances futuras de fechar negócios.
Como atender bem o seu comprador?
Atender bem é mais que oferecer o “feijão com arroz” em uma loja de piscinas: é criar uma impressão emocional favorável na mente do seu consumidor.
Independentemente de você revender piscinas, produtos para limpeza ou serviços de manutenção, as partes interessadas são sempre pessoas. Portanto, as dicas básicas de bom atendimento são essencialmente as mesmas para construir bons relacionamentos, já que é isso mesmo que um grande vendedor busca com o seu cliente.
Veja só:
Construa a autoestima do seu interlocutor
Atualmente, há muita negatividade circulando, o que faz com que as pessoas se sintam desconfortáveis em relação a si mesmas. Dessa forma, independentemente de fechar a venda ou não, faça coisas que ajudem seu o cliente a se sentir confortável.
Para isso, use linguagem positiva e procure algo para elogiar na pessoa. Não se esqueça de que as decisões costumam ser tomadas por razões emocionais! Por isso, a conexão psicológica da sua empresa com o cliente não deve ser subestimada.
Por exemplo, se a pessoa usar uma camiseta cuja cor você ache bonita, expresse isso de forma espontânea e despretensiosa. Elogios simples podem ajudar a quebrar o gelo da venda e fazer o seu cliente sentir que tem um amigo ou, pelo menos, alguém que está do lado dele.
Demonstre empatia
Da mesma forma que elogiar alguma decisão do cliente o ajuda a confiar mais em você, a empatia do vendedor pode ajudar o consumidor a se sentir acolhido. Com isso, ele contribuirá mais com o processo de vendas, oferecendo ao vendedor informações que ajudem a compreender melhor qual é a “dor” dele. Assim, é possível trazer clareza para a transação, o que contribui muito para a satisfação de ambas as partes.
Seja honesto
Note que a solução que a sua loja de piscinas oferece deve fazer sentido para o cliente. Então, nunca faça promessas que os seus produtos ou serviços não conseguirão cumprir. Se você perceber que não tem a solução que o seu cliente busca, seja empático e diga logo que lamenta, mas que pode resolver outros tipos de situação.
Lembre-se, também, de que isso não quer dizer que eventualmente o cliente não possa vir a necessitar dos seus produtos ou serviços. Portanto, atendê-lo bem, mesmo que ele não compre no momento, pode deixar uma boa impressão e trazê-lo de volta posteriormente.
Um bom atendimento ao cliente cria uma boa imagem. Com isso, promove a sua marca indiretamente. Ou seja, essa é uma forma de marketing gratuita!
Quer saber mais sobre como atender bem os seus clientes? Então, continue acessando o nosso site. Também acompanhe as nossas redes sociais.💦
Fonte Imagem: PagSeguro