This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Blog
Atividades na piscina para se fazer em casa
Atividades na piscina são uma alternativa para quem está em casa e quer se distrair e passar um tempo com a família.
Brincadeiras na piscina, jogos e exercícios vão entreter sua família e manter o bem-estar físico e mental em dia. Afinal, as opções são muito variadas e vai ser fácil encontrar uma que você goste.
Confira algumas ideias!
Atividades na piscina: Alternativas para crianças, jovens e adultos
Certamente, a principal vantagem de ter uma piscina em casa é que você pode aproveitá-la ao máximo e quando quiser.
Abaixo, dividimos as atividades na piscina por faixa etária, mas todos podem brincar, jogar e se exercitar juntos. Confira nossas dicas:
Para as crianças
Para os pequenos, as atividades na piscina devem ser brincadeiras fáceis e divertidas. Descubra algumas opções:
- Esponja molhada: Nessa brincadeira, cada criança fica com uma esponja e uma bacia (todas do mesmo tamanho). As bacias ficam em um lado da piscina e as crianças, do outro. Assim, quando a brincadeira começa, cada uma deve molhar a sua esponja e ir até a sua bacia. Então, a criança aperta a esponja até sair toda a água e volta para a posição inicial. Ganha quem encher sua bacia primeiro.
- Choca o ovo: Nessa brincadeira, você vai precisar de balões cheios d’água. As crianças ficam de um lado da piscina, enquanto os balões ficam do outro. Quando o juiz da brincadeira autorizar, as crianças nadam para o outro lado e tentam sentar nos balões para afundá-los. Vence quem conseguir ficar com mais balões afundados pelo tempo cronometrado!
- Corrida com boias: Se você tem aquelas boias grandes, utilize-as nessa brincadeira. A ideia é que cada criança fique em uma e tenha que “remar” com as mãos e os pés de uma ponta à outra da piscina. É mais difícil do que parece: as boias nunca querem ficar em linha reta!
- Travessia maluca: Essa brincadeira funciona como uma corrida de obstáculos. Assim, a ideia é criar um caminho para as crianças percorrerem, com diversas tarefas. Algumas tarefas podem ser mudar o estilo de nado, pegar objetos no fundo da piscina, dançar, dar voltas etc. Quem chegar ao fim da corrida primeiro, tendo cumprido todas as tarefas, é o vencedor.
Para os jovens
Adolescentes costumam gostar de atividades na piscina que sejam competitivas e agitadas. Portanto, acompanhe nossas ideias para entretê-los:
- Stackline: Se os adolescentes gostam de praticar slackline, a modalidade vai fazer sucesso na piscina. A dinâmica é sempre a mesma: você amarra a fita em dois mastros ou árvores e deve se equilibrar nela. O legal é que, se alguém cair, cai dentro da água e se refresca!
- Basquete ou vôlei de piscina: Tanto basquete quanto vôlei de piscina são atividades divertidas, que agradam crianças, jovens e adultos. No entanto, é preciso se organizar com antecedência, já que esses esportes demandam alguns equipamentos. Kits de vôlei e basquete para piscina são vendidos em lojas de brinquedos e de esportes. Porém, você pode improvisar com fitas, baldes, vassouras e mesmo bexigas cheias d’água no lugar da bola. Seja criativo!
- Polo Aquático: Polo aquático é um jogo parecido com o handebol. Inclusive, ele tem apenas duas regras específicas. A primeira é que nenhum jogador, exceto o goleiro, pode segurar a bola com as duas mãos. A segunda é que ninguém pode afundá-la para impedir que outro a pegue. Ganha o time que fizer mais gols.
Para os adultos
Os adultos costumam se preocupar em manter a saúde e a forma em dia. Portanto, conheça algumas atividades na piscina que promovem o bem-estar:
- Natação: A natação está entre as atividades mais populares para fazer na piscina, já que traz muitos benefícios. Com ela, você melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e a definição muscular. Então, treinar na piscina durante meia hora por dia já oferece diversas vantagens.
- Caminhada e corrida: Para manter a boa forma, a caminhada e a corrida dentro da piscina são ótimas atividades. Elas podem ser feitas diariamente. Aliás, você também pode intercalar ambas. Ou seja, quando se cansar de correr, pode começar a caminhar.
- Ginástica com espaguetes: Se você tem espaguetes e boias, pode procurar por exercícios localizados feitos com eles. É possível exercitar os braços, as pernas e o abdômen com os movimentos certos. Só tome cuidado para não passar dos seus limites.
Cuidados básicos na piscina
Ainda que as atividades na piscina sirvam para distrair e divertir, não podemos negligenciar os cuidados básicos. Com eles, garantimos um entretenimento sem preocupações e evitamos o contágio de doenças. Entenda como garantir a saúde para todos em sua casa:
- Confira o nível de cloro na água: O nível de cloro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as piscinas é de 1 mg/L. Isso garante uma desinfecção adequada, que elimina bactérias e vírus envelopados, como é o caso do próprio coronavírus.
- Reforce a limpeza dos arredores: Capriche na limpeza da área de lazer em volta da piscina. Cadeiras, mesas, espreguiçadeiras, bordas, corrimãos, duchas e pisos; todos precisam de uma higienização profunda. Além disso, é preciso aumentar a frequência dessa faxina.
- Oriente sobre a importância da ducha: “Higiene” é, de fato, a palavra-chave nesse período de enfrentamento à pandemia. Portanto, peça para que todos os banhistas tomem uma ducha antes de entrar e depois de sair da piscina. Nesse momento de isolamento social, ficar em casa pode se tornar difícil. Então, utilize essas atividades na piscina para manter a saúde, tanto física quanto mental, e distrair seus familiares. Proteja quem for mais vulnerável e garanta que todos tomem os cuidados necessários.
E aí, bora praticar? Acompanhe nossas redes sociais e mergulhe junto com a gente!