This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Blog
Brincadeiras na piscina: 5 alternativas para o verão
O verão é uma época em que os pequenos estão de férias escolares. E é preciso ter muita criatividade para mantê-los ocupados, certo? Por isso, nada melhor do que conhecer algumas brincadeiras na piscina para organizar uma tarde incrível para o seu filho e também para os seus amiguinhos e vizinhos.
Aliás, brincar na água é uma atividade quase unânime entre as crianças. Ainda mais quando o calor toma conta. Dificilmente encontramos uma que não queira participar de uma tarde divertida e refrescante, não é mesmo?
Então, confira algumas ideias de brincadeiras na piscina para entreter os pequenos! Basta escolher a mais atrativa, reunir os materiais necessários e chamar a criançada para a diversão. Vamos lá?
1. Marco Polo
Você vai precisar de mais de uma criança brincando dentro da piscina.
Uma criança é escolhida para ser a pegadora. Ela deve ficar no meio da piscina com os olhos vendados e contar até dez enquanto as demais se espalham. Logo que ela termina a contagem, precisa localizar os seus amigos.
Ela grita “marco!” e os amigos respondem “polo!”. Assim, ela precisa se guiar pela voz deles e capturar um, que será o novo pegador. Não vale sair da piscina e nem mergulhar!
Quando a criança alcançar o colega, ele precisa dizer “polo” e ela deve adivinhar quem é. Somente se acertar ela deixa o posto do pegador.
2. Competições de natação
Você vai precisar de diversos brinquedos para piscina.
As competições de natação são sempre ótimas brincadeiras e podem ter algumas variações. Veja uma delas: crie um percurso contendo obstáculos para as crianças driblarem enquanto atravessam a piscina nadando. Vence quem finalizar a atividade em primeiro lugar.
Inicie com poucos desafios e aumente gradativamente. Por exemplo, jogar a bola três vezes para o alto, driblar um espaguete, passar pelo escorregador inflável, mergulhar por dois segundos, ficar em pé em uma boia e furar um balão.
3. Bola musical
Você vai precisar de uma bola e aparelho de som.
A bola musical é uma das brincadeiras na piscina que são semelhantes à dança das cadeiras.
As crianças formam um círculo, onde devem passar a bola o mais rápido possível, enquanto um adulto fica do lado de fora controlando o som.
Quando a música parar de tocar, quem ficou com a bola na mão sai da piscina. A dinâmica deve se repetir até que fique somente um jogador, que vence a brincadeira.
4. Caça ao tesouro
Você vai precisar de objetos que afundem na água. No entanto, que não sejam tão pesados, para que as crianças possam pegá-los.
Escolha itens que afundem na piscina e os jogue dentro da água. Eles serão os tesouros. As crianças devem estar do lado de fora com os olhos fechados para não localizá-los imediatamente.
Ao escutarem o sinal, elas devem mergulhar para capturar o máximo de objetos. Quem conseguir pegar mais, vence.
Em vez de brinquedos, podem ser jogadas moedas. Ao final, elas são somadas e vence quem conseguir a maior quantia.
5. Elefante colorido
Você vai precisar de mais de uma criança brincando na piscina.
Uma das mais divertidas brincadeiras na piscina — que pode ser realizada com crianças e adultos — é o elefante colorido.
Todos os participantes se reúnem de um lado da piscina e escolhem um pegador para ficar no meio. Então, gritam: “elefante colorido, podemos passar?”. Ele responde: “só se tiver uma cor”. Os demais retornam: “que cor?”.
E o pegador escolhe uma. Quem a tiver na sua roupa de banho pode atravessar a piscina sem nenhum problema. Os demais precisam passar sem serem pegos. Quem for tocado pelo pegador deve assumir o seu lugar, e aí a brincadeira recomeça.
Bônus: dicas de segurança para brincadeiras na piscina
Falando em brincadeiras na piscina, não podemos deixar de ressaltar a importância de garantir toda a segurança para os pequenos. Veja algumas dicas:
Conte com a supervisão de um adulto
É essencial ter um adulto para supervisionar todas as atividades durante o período em que as crianças estiverem na piscina.
Caso a turma seja realmente grande ou a ideia seja fazer uma festa na piscina, você pode até contratar monitores ou salva-vidas que fiquem de olho nas crianças durante a diversão!
Ofereça boias para os pequenos
Muitas brincadeiras na piscina exigem que as crianças saibam nadar. Para as que não sabem, é recomendável o uso de boias, pois esses produtos oferecem segurança e diversão.
Preste atenção no piso
Se você não tem um bom piso antiderrapante ao redor da piscina, invista em acessórios próprios para essa finalidade, como tapetes emborrachados. Assim, é possível evitar que uma criança saia correndo e acabe escorregando.
Passe protetor solar em todas as crianças
O uso de protetor solar é altamente recomendável. Além disso, providencie toldos e outros materiais que façam sombra, caso as crianças fiquem expostas no horário das 10 às 16 horas — período em que os raios solares são mais perigosos.
Tenha cuidado com a sucção de cabelos e outros acidentes que podem acontecer
Outro detalhe muito importante que precisamos ressaltar é a necessidade de ter um bom sistema antiaprisionamento e bocal de aspiração com fechamento automático na piscina. Dessa maneira, você evita a sucção de cabelos e outros acidentes que podem acontecer.
Invista em uma boa limpeza e na conservação da sua piscina
Por fim, a piscina precisa estar limpa e conservada para receber os pequenos, combinado? Só assim ela será capaz de preservar a saúde e a segurança deles.
Investir em diversas brincadeiras na piscina é sinônimo de manter as crianças entretidas com muita criatividade. Dessa forma, elas aproveitam o melhor do verão rodeadas de amigos e familiares, além de se refrescarem durante a estação mais quente do ano.
E aí? Pronto para convidar a turma para brincar na sua piscina? Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhá-lo, assim, outros pais também terão a oportunidade de promover essas atividades em casa!
Deseja ter mais dicas como essa? Nos acompanhe em nossas redes sociais. 💦