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Dia do Revendedor: entenda a importância desse profissional
O Dia do Revendedor foi criado para homenagear os responsáveis pela manutenção do sistema de distribuição de bens e produtos: os representantes comerciais.
Em outros tempos, praticamente a única forma de acesso das pessoas às novidades era por meio do trabalho dos caixeiros-viajantes, os revendedores de antigamente.
Em outras palavras, a figura do revendedor é parte fundamental tanto do dia a dia das pessoas quanto da distribuição mais capilarizada dos produtos. Ou seja, os revendedores cumprem a importantíssima tarefa de intermediar a produção e o consumidor final.
Assim, para mostrarmos nosso reconhecimento ao trabalho dos revendedores, preparamos este conteúdo que destaca a importância deles para a economia! Vamos lá?
O que é um revendedor?
De acordo com o dicionário, revendedor é aquele que compra algo com a intenção de revender depois. Em algumas definições, ele também é equivalente ao representante comercial.
No Brasil, a profissão de revendedor autônomo é regulamentada pela Lei nº 4.886, de 09/12/65, com alterações dadas pela Lei nº 8.420, de 08/05/92.
Dessa forma, para a lei brasileira, um revendedor é aquele que:
Art. 1º – Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.
A história dos revendedores no Brasil
A profissão de revendedor é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade da economia. Historicamente, a década de 1950 trouxe avanços para o comércio nacional, com o Plano de Metas.
Porém, o modelo de substituição por importação entrou em crise na década de 1960, o que prejudicou a profissão de representante comercial no país. A partir disso, mesmo com as turbulências políticas subsequentes, a categoria de representantes comerciais se uniu e conquistou direitos importantes.
Dessa forma, em 1965, foi criada a Lei nº 4.886/65, que regulamentou a profissão de revendedor. Em seguida, em 1966, foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (CONFERE).
O CONFERE é responsável pela fiscalização e normatização dos 24 CORs (conselhos regionais) espalhados pelo país. Em 1992, a Lei nº 8.420 foi promulgada, introduzindo alterações importantes à Lei nº 4.886/65.
Os diferentes tipos de profissionais
Existem vários tipos de revendedores, conforme o produto e o modo de vender. Porém, os mais comuns revendem por catálogo ou a pronta entrega. Cada mercado tem as suas peculiaridades; porém, de modo geral, a venda estará enquadrada nesses dois grandes guarda-chuvas.
Catálogo
No sistema de revenda por catálogo, o produto não está imediatamente disponível. Isso pode se dever à dificuldade de produção, como no caso de um trator, uma piscina ou um carro, ou ao ciclo de distribuição, como no caso de cosméticos.
Pronta entrega
Já os sistemas de revenda a pronta entrega, como o nome indica, ocorrem quando o revendedor tem o produto em mãos, disponível para ser levado pelo cliente no momento da compra.
Nas revendas a pronta entrega, o revendedor pode adquirir os produtos por compra no atacado ou consignação.
Atacado
Na compra por atacado, o revendedor adquire grandes volumes de produto a preços menores do que os de mercado final, o que diminui o custo de aquisição da mercadoria.
Consignação
Por outro lado, no sistema de consignação, o revendedor não precisa comprar o produto para revender. Nesse caso, ele recebe, revende e depois ganha uma comissão percentual sobre o valor das vendas.
Assim, de certa forma, todos os varejistas são revendedores, já que adquirem produtos com a intenção de revender, com margem de lucro, para consumidores finais.
De modo semelhante, os atacadistas também o são, só que revendem volumes maiores de produtos, geralmente atuando como intermediários entre o varejista e o consumidor final.
Vendas diretas e indiretas
Portanto, o processo de adquirir serviços ou mercadorias para revenda em vez de consumo resume a profissão de revendedor. Atualmente, ele pode ocorrer tanto por vias diretas quanto indiretas.
Diretas
No processo direto, o revendedor conversa pessoalmente com o cliente, que geralmente vai até uma revenda ou loja. Porém, é possível que o revendedor vá até o consumidor, como os famosos caixeiros-viajantes faziam: indo de porta em porta.
Indiretas
Já nos sistemas de revenda indiretas, o processo de compra pode ocorrer sem a intermediação pessoal do revendedor. É o caso, por exemplo, das vendas por telefone, e-mail marketing e e-commerce.
Com isso, está composta a cadeia produtiva de um produto. Ou seja, quando um cliente compra uma piscina, provavelmente já usou o trabalho de vários revendedores sem conhecê-los! O que cada revendedor faz, nesse caso, é agregar valor ao produto final.
Assim, um revendedor de produtos para limpeza de piscina pode agregar valor ao oferecer embalagens mais convenientes para a aplicação do produto para o cliente final.
Em resumo, é o revendedor que tornará o produto oferecido pelo fabricante adequado ao consumidor final. Ao longo da cadeia, cada profissional contribui para assegurar que o melhor serviço seja oferecido ao cliente final!
Quando é o Dia do Revendedor?
O Dia do Revendedor é comemorado em 20 de junho no Brasil. Em 1 de outubro, também é celebrado o Dia Pan-americano do Revendedor. As datas foram criadas para homenagear os profissionais que realizam o elo entre a indústria, o comércio e o consumidor.
O intuito é dar o devido reconhecimento a esses profissionais, que precisam ter habilidades multidisciplinares para oferecer um bom trabalho. Além de ter a capacidade de ouvir e ensinar, um revendedor precisa constantemente se atualizar sobre os produtos que vende.
Assim, deixamos aqui a nossa homenagem a esses importantíssimos profissionais, com a aspiração de que o trabalho deles seja cada dia mais reconhecido e valorizado!
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