This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Blog
Encante seus clientes: Seja sustentável
Você pode se perguntar: o que a sustentabilidade tem a ver com a sua loja de piscinas?
Tudo! Basta pensar na quantidade de água utilizada para criar uma piscina e nos produtos químicos necessários para a manutenção dela. Com isso, podemos notar o quanto a sustentabilidade pode ajudar no marketing de uma loja de piscinas.
No post a seguir, mostraremos a você como a sustentabilidade pode ajudar a promover vendas. Conhece o green marketing? Então, vamos juntos descobrir como ele se aplica à sua loja de piscinas!
O que é Green Marketing?
O Green Marketing ou marketing verde é uma forma de marketing baseada em consciência ambiental. Nesse sentido, as empresas que o utilizam tomam decisões tanto gerenciais quanto produtivas pensando em seu impacto ambiental.
Esse cuidado pode abranger diferentes pontos da cadeia produtiva da empresa, tais como processo de produção, embalagem, distribuição, uso de recursos e energia, entre outros.
Portanto, o marketing verde busca evidenciar o cuidado da empresa com o ambiente, agregando um valor sutil ao produto. Essa forma de vender uma marca se enquadra em uma perspectiva ampla de critérios baseados no tripé da sustentabilidade: governança, ambiente e sociedade.
Dessa maneira, o marketing verde visa destacar as práticas ecologicamente corretas de uma empresa, que podem ser:
- Reuso de materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, metal, etc);
- Preocupação com as relações de trabalho e a justiça social;
- Práticas de gestão que busquem minimizar o desperdício;
- Redução da emissão de gás carbônico;
- Uso de energias limpas;
- Reciclagem da água.
Os fatores acima são predominantemente administrativos. Porém, é possível pensar em formas de vender o produto a partir da perspectiva de sua produção. Isto é, existem modos de produzir um mesmo bem ou serviço de maneiras mais sustentáveis que as convencionais.
Portanto, um produto criado de forma ecologicamente correta leva em conta técnicas produtivas menos agressivas ao ambiente, tais como:
- Utilização de matérias-primas renováveis, tais como bambu ou árvores de florestas plantadas;
- Menor uso de embalagens para vender o produto final;
- Uso de materiais reciclados ou reuso de efluentes;
- Menor uso de produtos tóxicos.
Assim, utilização do marketing verde para promover as vendas na sua loja de piscinas passa por conhecer bem o que significa a sustentabilidade para a vida do consumidor.
Como ele pode ajudar a sua loja de piscinas a vender mais?
O Marketing verde é um passo além do marketing convencional. Isso quer dizer que a empresa que se beneficia dele promove valores ambientais, buscando, com isso, associar a sua marca à consciência sustentável.
Portanto, o público-alvo de ações e discursos de marketing verde deve compreender o significado da sustentabilidade e como isso o beneficia diretamente. A adoção do marketing verde significa, para a loja de piscinas, uma mudança de visão em relação aos recursos.
Nesse sentido, além de ser mais criativa, a companhia que se preocupa com o ambiente é mais responsável. Com isso, há maior cuidado no uso de produtos potencialmente nocivos à saúde.
No caso de piscinas, são utilizadas quantidades significativas de produtos químicos para a conservação da qualidade da água. No entanto, a formulação desses itens pode conter elementos que causam reações alérgicas, irritações e ressecamentos na pele.
Por outro lado, produtos feitos de modo ecologicamente correto devem se preocupar com a saúde ambiental e humana.
Empresas verdes também têm uma preocupação em crescer não apenas produzindo ou vendendo mais, mas buscando tecnologias que beneficiem o entorno. Em outras palavras, quando uma loja de piscinas adota como valor a sustentabilidade, ela está o tempo todo à procura de tecnologias mais eficientes, assegurando que os seus clientes terão sempre o melhor serviço e a informação mais atualizada sobre os seus produtos.
O marketing verde pode se referir ao processo produtivo, aos produtos, aos serviços ou a tudo isso. A prática é sintetizada por uma estratégia de investimento em iniciativas socialmente responsáveis. Ou seja, a empresa busca se certificar de que os seus parceiros e fornecedores também se alinhem com práticas sustentáveis.
Com isso, a empresa assume a responsabilidade sobre o impacto que causa no ambiente, visando mitigá-lo. O que isso proporciona é maior transparência à companhia, que se coloca como promotora da igualdade social.
Atualmente, uma das grandes preocupações mundiais é com os recursos hídricos. No caso de fabricantes de piscinas, a atenção ao uso da água é essencial para o marketing verde.
Como ajudar o cliente a desperdiçar menos água pode ajudar a vender mais?
O Brasil desperdiça o equivalente a R$ 10 bilhões por ano em água potável. Pior: migra da abundância para a escassez de água por causa do mau uso dos recursos hídricos. A crise hídrica não só é antiga como veio para ficar. Assim, o cuidado para evitar o desperdício é essencial, tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para a econômica.
Para promover produtos e serviços, a sua loja de piscinas pode oferecer dicas para o cliente e não a venda. Dessa forma, você pode lembrá-lo, por exemplo, de que é necessário limpar os filtros, que não apenas higienizam a piscina, como permitem o reaproveitamento de volumes de água quando for realizado o reabastecimento.
Outra dica interessante é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo usada. Se a piscina estiver em um lugar quente, a cobertura evita que a água evapore. Independentemente disso, no entanto, a proteção previne que contaminantes entrem na água. Maiores quantidades de sujeira implicam em trocas mais frequentes e muitos gastos com produtos químicos para limpeza e tratamento.
Por fim, lembre seu cliente de realizar a manutenção, especialmente para verificar a presença de vazamentos na piscina ou tubulação.
Com essas atitudes, o cliente sentirá que tem na sua loja de piscina uma aliada. Nesse sentido, não somente a sua revenda se beneficiará do marketing verde, como o ajudará a assegurar a qualidade de sua piscina por mais tempo.
O que achou dessas dicas de marketing verde? Quer saber mais sobre como a sustentabilidade ajuda a sua loja de piscinas a vender mais e proporcionar mais satisfação aos seus clientes? Então, acompanhe as nossas redes sociais. 💦