This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Blog
Como tratar uma piscina que contém metais?

Você sabe como tratar os metais presentes na piscina?
Se você tem essas dúvidas, fique por aqui e Se Joga com a Montreal para descobrir a melhor forma de cuidar da sua piscina e deixá-la Premium, pronta para um mergulho cristalino sem metais na piscina! 😉💦
Primeiramente, como saber se a água da piscina contém metais?
Antes de seguir com um tratamento específico, é necessário verificar se sua piscina contém metais, e aqui vai uma dica:
Com o auxílio de um balde, coloque água da própria piscina, ou a água que utiliza para abastecê-la; Adicione 20 gramas de cloro, agite e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Se após esse tempo a água apresentar alteração na coloração, ou acontecer a decantação no fundo do balde, provavelmente na água existe a presença de metais, sendo necessário a aplicação de produtos específicos para o tratamento.
Caso não ocorra a alteração da coloração ou decantação, a água está livre de uma determinada quantidade significativa de metais que afetaria o tratamento com o cloro.
Quando percebemos que realmente a piscina apresenta a presença de metais como alterações na cor da água ou manchas nas paredes, muitas dúvidas surgem: Qual tratamento específico devo seguir? Qual produto posso utilizar? De onde vêm esses metais?
De onde vêm os metais na água da minha piscina?
Os metais na piscina são substâncias como ferro, cobre e manganês, que podem estar dissolvidas na água e causar problemas estéticos e químicos. Eles podem ter várias origens:
- Abastecimento por água de poço artesiano, minas, cisternas ou sistemas antigos;
- Tubulações e encanamentos corroídos (especialmente de cobre);
- Reabastecimento da piscina com água de mangueira, que pode conter metais indesejáveis.
Em virtude da presença desses metais na água, pode levar a alterações na coloração, deixando a água esverdeada, amarelada ou marrom, principalmente quando reagem ao cloro.
Como tratar a piscina com metais? Qual produto posso usar?
Quando os metais entram em contato com o cloro, ocorre um processo de oxidação, que pode levar à formação de precipitados insolúveis, alterando a coloração da água. Para evitar esses problemas, utilize produtos formulados especificamente para eliminar metais presentes na água.
Utilize o Montreal Eliminador de Metais 4 em 1 que é um produto com agentes quelantes, que formam complexos estáveis com os metais, impedindo que eles se depositem nas superfícies da piscina.
- Elimina manchas metálicas;
- Reduz incrustações calcárias;
- Previne a turbidez da água.
Como aplicar o produto?
Antes de realizar a aplicação direta do produto, verifique os parâmetros da água de sua piscina. Os parâmetros indicados são:
- pH: entre 7,2 e 7,6;
- Alcalinidade: entre 80 e 120 ppm;
- Cloro livre: 0 ou próximo a 1 ppm (devido a reação com o produto)
Utilize o Montreal Estojo de Teste 3 em 1 para realizar a análise. Se necessário faça as devidas correções. Após a verificação completa dos parâmetros, use a dosagem recomendada, dilua o produto em um recipiente de plástico com água da própria piscina, espalhe por toda a superfície da piscina e ajuste o filtro na posição “Filtrar” para fazer a remoção dos metais.
Ajuste o filtro na posição “filtrar” e mantenha a bomba ligada por 6 horas. No dia seguinte, se necessário, aspire o fundo da piscina.
Dosagens do produto: Para manutenção use 15 ml do produto para 1.000 L de água mensalmente ou sempre que houver abastecimento de água. Para eliminar manchas use 50 ml do produto para cada 1.000 L.
⚠️Observação: Caso o filtro seja de areia, faça a retro lavagem para remover impurezas acumuladas; Da mesma forma, se utilizar filtro de cartucho, limpe ou substitua-o conforme a necessidade.
O que aconteceria se você não tratasse sua piscina que contém metais?
A falta de tratamento adequado pode causar diversos problemas, tanto para os banhistas quanto para a estrutura da piscina. Como por exemplo:
Problemas aos banhistas:
- Cabelo esverdeado: O cobre dissolvido pode reagir com a queratina dos fios, especialmente em cabelos loiros ou descoloridos;
- Irritações na pele: O acúmulo de metais pode interagir com o suor ou produtos de higiene, causando ressecamento e irritação;
- Ardência nos olhos e mucosas: A presença de metais pode formar compostos irritantes quando combinados com o cloro.
Danos a Roupas e Acessórios:
- Desbotamento de biquínis e sungas: Tecidos claros podem ser manchados pela água rica em metais;
- Oxidação de jóias e acessórios: Peças metálicas podem escurecer ou corroer com a exposição à água contaminada.
Problemas Estruturais na Piscina:
- Manchas na piscina: Os metais podem precipitar e aderir às superfícies, formando manchas difíceis de remover;
- Menor eficiência do cloro: Se os metais consomem parte do cloro livre, a desinfecção da água é comprometida, favorecendo o crescimento de algas e bactérias.
Como posso evitar o acúmulo de metais na água?
- Utilize o Montreal Eliminador de Metais 4 em 1 regularmente;
- Mantenha a manutenção química equilibrada;
- Realize limpezas periódicas do sistema de filtração.
Para manter a piscina livre de metais e garantir uma água cristalina, segura para os banhistas e protegida contra manchas e danos, siga as orientações e Se Jogue em uma piscina Premium!
Compartilhe com aquele amigo que tem piscina e precisa saber sobre essas dicas também.
Para se manter por dentro de todas as novidades do universo de piscinas e ver muita coisa interessante, Se Joga com a Montreal nas redes sociais @montrealpiscinas. 💦💦