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Gestão de estoque para lojas de piscina: Você está fazendo isto certo?
Um dos principais fatores que interfere na lucratividade de uma loja é o gerenciamento de estoque. E, infelizmente, muitos lojistas não o praticam ou não fazem da forma correta.
Se você se encaixa nesse perfil e não gerencia o estoque da sua loja de piscinas, esse texto é para você! Boa leitura!
Por que e para que fazer gestão de estoque?
Imagine só: Seu cliente vai até a sua loja ou até seu site para comprar um produto que até então você estava divulgando, mas quando ele chega lá, o produto não está em estoque. Frustrante, né? No mínimo, esse cliente irá para outra loja procurar o item e, dessa forma, pode ser que você nunca mais o veja.
Mas vamos com calma! Ter estoque demais também não é vantagem. O estoque excessivo compromete o fluxo de caixa e custa mais para armazenar e rastrear. Afinal, você pode estar enfrentando sazonalidade.
Em ambos cenários em que é preciso organizar, catalogar e controlar o fluxo de entradas, registros e saídas, uma boa gestão de estoque pode ajudar a descomplicar, e muito, a rotina do lojista.
É por isso que, neste artigo, revisaremos os principais fatores para garantir equilíbrio, precisão e qualidade no controle do inventário da sua loja de piscinas. Vamos às dicas?
Como fazer gestão de estoque para sua loja de piscinas: dicas práticas
- 1. Contabilize e centralize as informações:
A palavra-chave para uma boa gestão de estoque é organização. Não somente organização física dos itens, a qual mostrará inclusive os que são comercializados de vez em quando ou sob demanda específica de alguns clientes, mas também organização de informações.
É preciso que o responsável pelo estoque tenha total controle sobre os itens, sua disposição, disponibilidade e logística. E, para que esse trabalho seja bem feito, as informações devem ser bem guardadas e seguras. É fundamental registrar tudo, garantindo ainda que todos os integrantes da sua equipe possam sempre consultar e alterar o status de um produto quando necessário.
Assim, com o inventário contabilizado e com um bom fluxo de processos para mantê-lo sempre atualizado, as chances da sua loja ser pega de surpresa diminuem consideravelmente.
- 2. Acompanhe as vendas constantemente
Você sabe quando certos itens vendem mais rápido ou caem? Eles são sazonais? Existe um dia específico da semana ou época do ano em que você vende mais determinados itens? Alguns itens quase sempre vendem juntos?
Em países tropicais, por exemplo, a primavera costuma ser marcada por dias bem úmidos e com temperaturas mais elevadas, combinação ideal para a proliferação de algas e microrganismos nas piscinas. Por isso, é geralmente nessa época que a venda de algicidas recebe um impulso.
Agora imagine que, por estamos relativamente distantes do verão, você não tenha renovado o estoque de produtos e, com o repentino aumento na demanda, foi pego de surpresa.
Ter uma visão mais ampla de como as coisas são é importante para manter o estoque sob controle o tempo todo. Converse com colegas, parceiros e fornecedores. Eles podem ajudar a elaborar um cronograma e, geralmente, conhecem bem os efeitos da sazonalidade e os ciclos de vendas dos seus produtos.
Para facilitar, priorize e faça a regra dos 80/20. 80% de seus lucros são frutos de 20% dos seus produtos. Portanto, faça que a gestão de estoque desses itens seja uma prioridade. Entenda completamente o ciclo de vida de vendas, perceba quanto você vende em uma semana ou um mês e monitore-os de perto.
- 3. A reposição é importante
Entender a frequência, a quantidade e quais indicadores vão ser levados em consideração para determinar como e quando as suas mercadorias vão ser repostas é tão importante quanto organizar as mercadorias que já estão em estoque.
Por isso, dê uma atenção especial ao relacionamento com fornecedores, conhecendo seus pacotes e suas condições de negociação; e com seus clientes, se inteirando melhor das necessidades deles e, com isso, tente prever os picos de consumo.
Mas lembre-se: evite deixar o nível do seu estoque diminuir muito antes de pedir a reposição. Afinal, é mais fácil escoar alguns produtos em excesso com promoções ou ações de queima de estoque do que recuperar um cliente que escolheu outro estabelecimento para fazer compras, certo?
Seu estoque é capital investido. E qual investidor quer ter o seu produto parado, sem trazer lucro para seu negócio? Por isso, é fundamental criar ações para estimular o giro de seus produtos.
Depois de identificar qual é o giro mensal de cada produto, percebendo qual é o estoque mínimo de cada item que deve manter em seu depósito, crie campanhas promocionais para estimular o giro e as vendas daqueles que estiverem com giro baixo. Isso vai garantir que você não perca o dinheiro investido e, ao mesmo tempo, vai gerar mais vendas para seu negócio.
- 4. Acompanha o giro dos seus produtos
Seu estoque é capital investido. E qual investidor quer ter o seu produto parado, sem trazer lucro para seu negócio? Por isso, é fundamental criar ações para estimular o giro de seus produtos.
Depois de identificar qual é o giro mensal de cada produto, percebendo qual é o estoque mínimo de cada item que deve manter em seu depósito, crie campanhas promocionais para estimular o giro e as vendas daqueles que estiverem com giro baixo. Isso vai garantir que você não perca o dinheiro investido e, ao mesmo tempo, vai gerar mais vendas para seu negócio.
- 5. Use a tecnologia a seu favor
Estamos na era tecnológica! Cada vez mais encontramos novas ferramentas digitais que estão cada vez mais acessíveis e podem ser usadas até por negócios menores, de qualquer segmento.
Existe uma série de softwares e ferramentas que ajudam a realizar a gestão correta do seu estoque. Por isso, pesquise o que há no mercado para ajudar nessa função e entregar respostas mais concretas e decisivas.
Colocando a gestão da sua loja de piscinas em prática
Agora que você já sabe como ter uma gestão eficiente da sua loja de piscinas, que tal tirar as ideias do papel e organizar seu inventário? Além de ganhar mais tempo para dedicar ao seu negócio, você também vai contar com mais segurança e assertividade na hora de tomar as decisões importantes.
E, já que o assunto da vez é organização, também é importante que você leia com atenção nossos conteúdos sobre os erros de uma gestão em lojas de piscinas, relacionamento com fornecedores, divulgação e tratativa com clientes.
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